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9 dicas para você criar a SEO Meta Description ideal para o seu e-commerce

A descrição SEO também conhecida como "meta description" ou meta descrição em português, nada mais é do que o texto que é exibido abaixo do título SEO quando você faz uma pesquisa em algum mecanismo de busca como o Google.

A descrição SEO também conhecida como “meta description” ou meta descrição em português, nada mais é do que o texto que é exibido abaixo do título SEO quando você faz uma pesquisa em algum mecanismo de busca como o Google.

O texto deve ser uma breve descrição do que o visitante encontrará ao acessar sua loja on-line.

O ponto de partida para que a sua “meta descrição seja realmente atrativa e eficiente é fazer com que esse mini resumo, quando lido, realmente faça sentido para o visitante com base na pesquisa por ele realizada, com o objetivo de chamar a atenção.

Abaixo seguem algumas dicas para você criar sua “meta descrição“:

1 – Seja honesto:

A regra aqui é “se fizer uma promessa, então cumpra”.

O objetivo da meta descrição é atrair o visitante para sua loja on-line, e para isso, é necessário que você descreva o conteúdo real do que será encontrado uma vez que a loja seja visitada.

Meta Descrições enganosas, sensacionalistas ou exageradas, podem caracterizar o que se conhece como “caça-clique” ou “clickbait”.

Você pode conseguir a visita do cliente em seu website, mas consequentemente aumenta a taxa de rejeição de sua loja.

Essa rejeição não vai afetar o ranqueamento do Google, mas certamente você perderá definitivamente o visitante que se sentir enganado.

2 – Seja objetivo:

Seja específico e vá direto ao ponto.

Deixe claro ao visitante quais “dores” você resolverá quando ele acessar a página de sua loja.

O recomendado é a criação de textos com no máximo 160 caracteres para desktop e 154 caracteres para dispositivos mobile.

Ao invés de tentar resolver todos os problemas do visitante, mantenha o foco no tema principal da página de sua loja.

Você já deve ter percebido que 160 caracteres é pouco quando se trata de escrever uma meta descrição, deste modo, depois de decidir a mensagem que você quer transmitir, maximize o significado com o mínimo de letras.

Cada palavra tem que estar lá por um motivo e esse motivo precisa melhorar a taxa de cliques (CTR) na página da loja.

3 – Utilize CTAs (call-to-action):

Calls-to-Action ou CTAs são chamadas para ações muito comuns em websites, e-mails e anúncios, que indicam aos visitantes o que é esperado que eles façam a seguir.

São exemplos de CTAs termos no imperativo como “clique agora”, “acesse”, “compre agora”.

Resumindo: Calls-to-Action servem para indicar o próximo passo que sua empresa quer que um visitante realize.

4 – Utilize a meta descrição para informar:

Uma “meta descrição” deve informar a fim de chamar a atenção do visitante.

Utilize uma linguagem persuasiva que leve o visitante a tomar uma ação desejada;

5 – Utilize os gatilhos mentais:

Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão.

Engana-se aquele que pensa que todas as decisões são lógicas, ou seja, se você decide viajar para Fortaleza ao invés de Miami, ou se você compra um celular Apple ao invés da Samsung possivelmente a sua decisão não foi totalmente racional.

Por exemplo:

Utilize gatilhos mentais para despertar a curiosidade (“descubra”, “revelamos os segredos”) ou o senso de urgência (“agora”, “só até hoje”) que pode incentivar a ação na mesma hora.

Dica: Possivelmente você já percebeu que o assunto “gatilho mental” não é tão simples, entretanto a aplicação pratica no dia a dia e estudo, ajudará a aperfeiçoar o uso da técnica ao longo do tempo.

6 – Utilize palavras-chave:

Toda meta descrição precisa, pelo menos, ter as palavras-chave principais que sintetizem o tema central de sua página.

Essas palavras-chave serão destacadas nos resultados das pesquisas e precisam ser suficientes para que os visitantes entendam que a página é relevante no contexto da busca realizada.

Dica: Não escreva uma sequência de palavras separadas por vírgula. Esse espaço é exclusivo para você criar um texto que conversa com o seu visitante.

8 – Posicione sua loja localmente:

Você pode posicionar sua loja em locais específicos. Exemplo: Supermercado na cidade de São Paulo.

Neste caso, adicione sempre o nome do município ou da região em sua meta descrição.

9 – Utilize voz ativa:

Sempre utilize a voz ativa ao escrever a sua meta descrição.

Veja o seguinte exemplo:

Ao invés de escreve: “Os melhores preços estão aqui”. Escreva “Encontre os melhores preços”.

Esta formulação é mais dinâmica e convida o visitante para a execução de uma ação.

10 – Teste, teste e teste

Uma das vantagens da web é poder medir e testar tudo, inclusive os resultados, deste modo, aproveite para verificar quais as meta descrições são mais eficientes e devem ser melhoradas e quais as menos eficientes e devem ser evitadas.

Certamente a prática no dia a dia elevará os resultados que podem ser mensurados através da taxa de cliques (CTR) em sua loja.

Um dos mecanismos que fornecem dados significativos para você entender se a meta descrição motivou ou não o clique do visitante é o Google Search Console. Aproveite essa ferramenta para medir antes e depois de cada alteração que você fizer para que possa manter/melhorar os textos que trazem mais tráfego para a página.

Agora que você já sabe configurar um bom título SEO, que tal aprender como configura-lo no Orquestrador Sicompra.

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